quarta-feira, 28 de abril de 2010

O CÃNCER DA SAÚDE PÚBLICA

A vida anda muito agitada, com qualidade cada dia menor, alimentos caros, desemprego,estresse, com tudo isso temos uma única certeza, não podemos ficar doentes. Porém a soma do cotidiano agitado resulta em problemas físicos e emocionais. A maioria da população não vê outra opção a não ser enfrentar a saúde publica, muitos até pela primeira vez e ai encontram vários entraves e muitos não conseguem consulta e até mesmo desistindo do tratamento.
Levando em conta que para conseguir uma consulta medica, temos que madrugar nos postos de saúde, cujo a maioria não tem nenhuma estrutura para isso, as pessoas ficam nas calçadas nuas, a mercê do clima, muitas já acostumadas levam consigo guarda chuva, casaco, alimentos, água, colchões, enfim um verdadeiro acampamento, durante a espera as pessoas impacientes e desesperadas, sofrendo com dores reclamam do descaso do governo com a saúde do povo. São horas e horas de espera por alguém que possa dar lhes uma palavra de conforto e muitas vezes de nada vale a pena passar aquele tempo de espera sofrida, algumas vezes o medico não comparece, outras não respeita o horário, deixando a população ainda mais humilhada, para não dizer os funcionários dos postos, sempre tão mal humorados, talvez pelo pouco salário, talvez sejam eles também sacrificados, mas nada é razão para tanto descaso com a população.
Quando conseguem consulta muitos pacientes reclamam do atendimento que recebem dos médicos. Pacientes reclamam que os profissionais mal olham em seus rostos, não há tempo hábil para isso, pois a fila de espera esta enorme, e o medico atende apenas alguns, porém quando vamos ao medico estamos frágeis fisica e emocionalmente, necessitamos de uma atenção maior, falar de nossas dores, e não somos escutados, nos sentimos humilhados.
Uma boa parte da população retorna para suas casas sem conseguirem seus objetivos, sem remédios, sem exames, outros com os exames, mas não conseguem novamente outra consulta para apresentar.
Em questionamento com alguns políticos a respeito do modo como esta sendo feito na saúde publica temos as seguintes respostas “Com certeza. Dizer que a saúde pública funciona a contento, é uma inverdade. Mas os esforços estão sendo feitos.” - “Hoje investimos muito em saúde. O problema é que o buraco não tem fundo. Quanto mais investimos, mais precisamos de recursos” .
Não seria justo nesse caso uma reformulação total do setor? Treinar pessoas para o atendimento? Em época de campanha prometem um mundo melhor, e depois de eleitos nem se lembram do povo ,quando estão em suas camas quentinhas, estamos nos engalfinhando, por uma vaga na fila de um posto de saúde, nas gélidas madrugadas, em calçadas nuas a espera de alguém que possa curar nossas chagas, tirar nossas dores, amenizar nosso dia.
Com o avanço da tecnologia, que hoje nos permite uma comunicação rápida e fácil, onde marcar um consulta via telefone, internet, ou mesmo pessoalmente seria muito mais pratico e menos sofrido para a população, com a informática o prontuário do paciente estaria numa rede do SUS, onde em qualquer lugar do pais, qualquer posto de saúde, teria o histórico completo do paciente, já que cada um tem um numero de prontuário, não sendo assim necessário o tempo de espera por um único medico, agilizando o processo, e dando continuidade ao tratamento em qualquer posto de saúde do pais, dando dignidade ao povo brasileiro que não tem condições de pagar uma consulta.
Então me pergunto se não seria justo, prático e respeitoso com um povo tão lutador,um povo que elegem, que respondem aos apelos eleitorais, a um povo que tira da boca de um filho para pagar impostos tão altos, não seria justo um sistema de saude mais digno?
Pensem no desespero de uma mãe com seu filho nos braços, numa fila interminável, pense no idoso que trabalhou uma vida, de pé a noite inteira, pense numa pessoa que mal consegue se equilibrar, horas e horas na madrugada, para tentar conseguir uma consulta e a jornada que terá que fazer para conseguir exames. Essas pessoas além de enfrentar doenças do corpo e da alma, tem que enfrentar o Câncer da saúde pública, tornando se assim mais doentes por falta de esperança.
A doença maior esta em ignorar o sofrimento dos menos favorecidos.
Sara Messa

Nenhum comentário:

Postar um comentário